foto do artigo seria essa condenação por erro médico correta

Seria essa condenação por erro médico correta?

A princípio, nesse artigo abordaremos um caso ocorrido na cidade de Diadema fato esse relatado pelo portal do UOL no dia 16/11/2020 com a seguinte manchete “Gestante descobre que feto em sua barriga estava morto a 5 meses”. Gostaríamos de ter a participação de voces para responder a pergunta “Seria essa condenação por erro médico correta?”.

De antemão, apesar da manchete levar a entender que ela descobriu sozinha no decorrer da matéria percebe-se que ela tinha um acompanhamento médico.

 

Nesse meio tempo em suas consultas iniciais ela reclamava de dores, apesar disso o médico entendia que o quadro era normal, por se tratar de uma gestação com pouco liquido amniótico.

 

Posteriormente no sétimo mês de gravidez ela sentiu fortes dores abdominais e sangramentos intensos. Novamente ao voltar ao hospital foi informada que seu bebe estava bem sendo prescrita a ela apenas uma pomada que iria parar com a hemorragia.

Nesse momento se inicia o risco de condenação por erro médico.

O retorno

Tendo em vista que os sintomas não passaram a gestante exigiu exames e em uma ultrassonografia descobriu-se que o feto já estava morto há 22 semanas.

 

Nesse caso devido ao feto ter falecido na décima semana de gestação ele foi retirado do útero da ex-gestante e em seguida jogado em um aterro sanitário.

 

Tendo assim nascido, não poderia ter uma certidão de nascimento para que a mãe pudesse realizar seu sepultamento.

 

Assim pelo erro médico e a negligencia no período pré-natal o poder publico foi condenado assim ao pagamento da condenação por erro médico através de uma  indenização de R$ 150.000.

 

Essa matéria nos leva a pensar se essa condenação por erro médico esta correta ou não, acima de tudo porque muitos fatores deveriam ser levados em consideração.

 

Todavia por não atuar na área médica não tenho condições de dar uma opinião que não seja apenas superficial.

Prejuízos decorrentes desse tipo de condenação por erro médico.

Situações como  citada acima são cada vez mais recorrentes no Brasil, segundo dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) a cada hora se registra 3 ações por erro médico.

Trabalhar na área da saúde tem se tornado cada vez mais perigoso, ainda mais com a judicialização dessa área.

Com o aumento expressivo de advogados no Brasil, eles tentam buscar novos nichos de atuação, e muitos deles sabendo do potencial financeiro da condenação por erro médico acabaram se especializando na área de saúde.

Hoje existem propagandas na internet de advogados angariando clientes que supostamente teriam sido prejudicados por algum profissional da área da saúde.

 

Nossa Especialidade

Nossa empresa é especializada em buscar para vocês meios que possam protegê-los ou minimizar a perda em casos de condenação por erro médico. Por exemplo através de seguros de Responsabilidade Civil Profissional

Esse tipo de instrumento apesar de estar no mercado a um bom tempo, ainda tem baixa penetração na área da saúde. Muito seria pela falta de conhecimento das coberturas e valores a ser investidos.

Dessa forma gostaríamos de usar este exemplo para descrever quais coberturas seriam acionadas nesse caso, ou seja ajuda-los a entender melhor o que fazemos;

AVISO DE SINISTRO

A partir do momento que o médico sabe de uma possível condenação por erro médico ele aciona nossa corretora que aciona a seguradora.

SEGURADORA ENTRA EM CONTATO COM A CLIENTE

A partir da informação anterior a seguradora entra em contato com a cliente que possivelmente ira entrar com a ação e verifica a pretensão dela.

TENTATIVA DE ACORDO

Visando encerrar o processo e tentando evitar uma condenação por erro médico, rapidamente para não causar stress entre as partes e impacto a imagem do médico a seguradora tenta chegar em um acordo com a cliente.

DEFESA JUDICIAL

Caso o acordo não seja possível o médico tem duas opções, escolher seu próprio advogado para elaborar sua defesa ou utilizar o jurídico da seguradora.
Lembrando que nos dois casos a seguradora arca com as despesas.

PAGAMENTO DE CONDENAÇÃO

Caso o médico tenha sido condenado como no caso acima a seguradora fará o pagamento da indenização no lugar do médico.
Além das despesas da condenação todas as outras despesas inerentes ao processo são de responsabilidade da seguradora.

O que acharam disso, não vale a pena se proteger? Seria essa condenação por erro médico correta?

 

Cote agora mesmo meu seguro Online e conte com nossos especialistas para sanar suas dúvidas